Parede de estrutura leve de madeira | ||
EML010 | Parede de estrutura leve de madeira | |
Parede exterior de estrutura leve de madeira, formada por montantes e travessas de madeira serrada de pinho silvestre (Pinus sylvestris) procedente do Norte e Nordeste da Europa com certificado PEFC, de 48x148 mm de secção, classe resistente C24 segundo EN 338 e EN 1912, qualidade estrutural T2 segundo INSTA 142; para classe de risco 1 segundo NP EN 335, com protecção contra agentes bióticos que corresponde com a classe de penetração NP1 segundo EN 351-1, com acabamento polido; cortados e numerados em fábrica, montados em obra com pregos, LBA ANKER "ROTHOBLAAS", de aço galvanizado de alta aderência. Inclusive; elementos de fixação mecânica, "ROTHOBLAAS", de aço galvanizado tipo DX51D+Z275N para a resolução de encontros. |
Preço |
|
Exportação |
UNIDADE DE OBRA EML010: PAREDE DE ESTRUTURA LEVE DE MADEIRA.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Parede exterior de estrutura leve de madeira, formada por montantes e travessas de madeira serrada de pinho silvestre (Pinus sylvestris) procedente do Norte e Nordeste da Europa com certificado PEFC, de 48x148 mm de secção, classe resistente C24 segundo EN 338 e EN 1912, qualidade estrutural T2 segundo INSTA 142; para classe de risco 1 segundo NP EN 335, com protecção contra agentes bióticos que corresponde com a classe de penetração NP1 segundo EN 351-1, com acabamento polido; cortados e numerados em fábrica, montados em obra com pregos, LBA ANKER "ROTHOBLAAS", de aço galvanizado de alta aderência. Inclusive; elementos de fixação mecânica, "ROTHOBLAAS", de aço galvanizado tipo DX51D+Z275N para a resolução de encontros.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJECTO
Superfície medida segundo documentação gráfica de Projecto, sem deduzir aberturas menores que 1 m² e descontando, nas aberturas de superfície maior de 1 m², o excesso sobre 1 m².
CONDIÇÕES PRÉVIAS QUE DEVEM SER CUMPRIDAS ANTES DA EXECUÇÃO DAS UNIDADES DE OBRA
DO SUPORTE.
O teor de humidade da madeira será inferior a 15% antes da sua utilização em obra.
PROCESSO DE EXECUÇÃO
FASES DE EXECUÇÃO.
Implantação e marcação de eixos. Montagem dos painéis de estrutura leve de madeira. Colocação e fixação provisória dos painéis de estrutura leve de madeira. Aprumo e nivelamento. Execução das uniões. Fixação definitiva da estrutura leve de madeira.
CONDIÇÕES DE FINALIZAÇÃO.
As cargas serão transmitidas correctamente à estrutura. O acabamento superficial será o adequado para o posterior tratamento de protecção.
CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO.
Será evitada a actuação sobre o elemento de acções mecânicas não previstas no cálculo.
CRITÉRIO DE MEDIÇÃO EM OBRA E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
Medir-se-á a superfície realmente executada segundo especificações de Projecto, sem deduzir aberturas menores que 1 m² e descontando, nas aberturas de superfície maior de 1 m², o excesso sobre 1 m².
CRITÉRIOS CONSIDERADOS NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO DA UNIDADE DE OBRA
O preço não inclui os painéis para travamento da estrutura.